Egito, Mae do Mundo!!!!

Leia em http://www.barbarasaleh.com/2008/06/24/egito-mae-do-mundo/

17 Responses to “Egito, Mae do Mundo!!!!”


  1. 1 Eu 24 de junho de 2008 às 14:30

    Será que essa “estagnação na evolução” (essa expressão ficou meio estranha, não? hehehehe…) não é também uma consequência do medo de perder as tradições, religiosidade e esse modo de vida que nos deixam tão admirados? Eu sei que em alguns casos, esse medo não se justifica, mas, por outro lado, fico imaginando o que deve se passar pela cabeça deles quando eles veem nossa sociedade moderninha (até demais para meu gosto)… Talvez essa seja uma razão para eles terem “parado no tempo”, infelizmente, até em questões em que “não deveriam”. Mas tudo tem seu custo.

  2. 2 Mylla 24 de junho de 2008 às 15:45

    Deve ser tudo muito lindo🙂
    Mas em todos os lugares existem os prós e os contras !

  3. 3 Denise Neves Santos 24 de junho de 2008 às 17:12

    Nao sei… acho que a estagnacao na evolucao se dá por motivos economicos mesmo.

    O Egito é, de longe, o país árabe mais politicamente evoluído (nao se envolveu nas últimas guerras e possui relacoes diplomáticas com Israel), no entanto, nao explora o Turismo (que deveria ser a principal atividade economica do país – se já nao for) de maneira adequada. É uma pena. Pois com tanta história, nao há quem nao queira ir visitar o Egito!

  4. 4 Fernanda França 24 de junho de 2008 às 17:36

    Seu blog está cada dia melhor. Adorei a resposta sobre quando for mãe. E faço outra… você citou sobre as obrigações do muçulmano. Quais são? Fale um pouco mais, eu gosto de entender as outras religiões, porque respeito todas.
    Beijo grande.

  5. 5 Ebtehel 24 de junho de 2008 às 20:00

    Salam aleikom,

    cara, eu vivo o contrário sou egípcia e moro no Brasil. Teria milhões de palavras sobre dizer o que vivo aqui, e como mesmo o Egito sendo pobre e nojento (como vc disse em vários posts) aí é um melhor lugar para se morar do que aqui. Acho um exagero dizer que só dois restaurantes são “comíveis” por aí, o Egito está cheio de expatriados e mais abertos à cultura local… Acho que vocês estão precisando procurar mais e abrir mais o coração para o lugar de onde moram e tiram o sustento, ao invés de viver de uma forma tão preconceituosa e só focada nos defeitos. Vc poderia falar das mazelas políticas, da alta do pão, do baixos salários. Mas só focar nos defeitos de umas pessoas e cobrar para que gastem preciosas libras com produtos de limpeza, quando nem pão podem comer, é estar cega demais. Claro que a cultura é diferente, mas ninguém tá morrendo de problema intestinal aí e as mulheres são muito vaidosas, existem diversos salões com uma depilação mto mais decente que no Brasil.
    Bom, acho que vc poderia aproveitar muito mais do Egito se parasse de olhar para frescurites e vivesse com mais intensidade de coração por aí. Aliás, compare sua casa (que deu pra ver por fotos ) e se tire desta posição de julgadora pq vc está vivendo como a elite por aí, tá bom??

    salam

  6. 6 Ebtehel 24 de junho de 2008 às 20:00

    Salam aleikom,

    cara, eu vivo o contrário sou egípcia e moro no Brasil. Teria milhões de palavras sobre dizer o que vivo aqui, e como mesmo o Egito sendo pobre e nojento (como vc disse em vários posts) aí é um melhor lugar para se morar do que aqui. Acho um exagero dizer que só dois restaurantes são “comíveis” por aí, o Egito está cheio de expatriados e mais abertos à cultura local… Acho que vocês estão precisando procurar mais e abrir mais o coração para o lugar de onde moram e tiram o sustento, ao invés de viver de uma forma tão preconceituosa e só focada nos defeitos. Vc poderia falar das mazelas políticas, da alta do pão, do baixos salários. Mas só focar nos defeitos de umas pessoas e cobrar para que gastem preciosas libras com produtos de limpeza, quando nem pão podem comer, é estar cega demais. Claro que a cultura é diferente, mas ninguém tá morrendo de problema intestinal aí e as mulheres são muito vaidosas, existem diversos salões com uma depilação mto mais decente que no Brasil.
    Bom, acho que vc poderia aproveitar muito mais do Egito se parasse de olhar para frescurites e vivesse com mais intensidade de coração por aí. Aliás, compare sua casa (que deu pra ver por fotos ) e se tire desta posição de julgadora pq vc está vivendo como a elite por aí, tá bom??

  7. 7 Ana 24 de junho de 2008 às 20:51

    Ebtehel, só uma questão:

    se gosta tanto do seu país e acha mesmo que é melhor para morar que o Brasil, o que você está fazendo aí?

  8. 8 Vivien 24 de junho de 2008 às 21:05

    Sempre que a gente posta sobre como vemos onde vivemos com certeza haverá alguém que entrará em nosso blog e falará o que quiser ehehehe… Mas para mim vc não fala mal, fala apenas de suas experiências e estamos todas amando o que vc tem escrito, ok? E tem mais, vc sempre deixou bem claro que gosta daí e fala de tudo de uma maneira bem humorada. Pode continuar!!! xêro pra ti!

  9. 9 Elaine 24 de junho de 2008 às 21:43

    Eh verdade, tem sempre gente que vai concordar e outros que vao discordar das nossas opinioes. Mas eh assim mesmo. Eu mesma jah discordei de algumas coisas que li aqui (nao sobre o Egito, pois afinal nao moro lah nem tao pouco visitei p/ ter alguma opiniao propria), sobre o Brasil.🙂

    O que eu acho muito legal da Barbrinha eh que ela “conta” as historias, os fatos, e sempre fala que gostaria que tudo fosse melhor. A gente nota o amor que ela tem nao soh pelo pais aonde ela escolheu morar, como tb pelo povo.

  10. 10 Eu 24 de junho de 2008 às 22:21

    Oi, Ebtehel. O seu português é muito bom… Há quanto tempo você mora no Brasil?

    Acho que coincidiu de você conhecer o blog da Bárbara exatamente quando os últimos posts têm sido sobre os pontos não tão positivos do Egito, sob o ponto de vista da nossa sociedade. Mas se você der uma olhada geral por todo o blog, você verá que ela fala muito dos pontos positivos do Egito também: segurança, religiosidade, inocência, infância… Até mesmo fazendo críticas ao Brasil também e às suas próprias gafes (que, por sinal, são muito divertidas, hehehe…).

    Acho que, uma vez que ela se propôs a compartilhar suas experiências de vida lá, o mais justo é mostrar ambos os lados, positivo e negativo, de se viver lá. E, na minha opinião, no geral, é o que ela tem feito sem faltar com respeito. Aliás, pelo que pude perceber, para o que ela almeja em seu futuro, ela deixa transparecer que os pontos positivos de se morar no Egito têm superado os negativos.

    Acho que seria legal se você fizesse o mesmo… Criar um blog com suas experiências e dificuldades aqui no Brasil… Críticas construtivas são sempre muito bem-vindas. E até mesmo debater aqui no blog com o seu ponto de vista sobre as coisas que você não concorda. Acho que isso iria enriquecê-lo muito.

  11. 11 Beth Q. 24 de junho de 2008 às 22:56

    Cara Barbrinha,
    Entendemos perfeitamente o que vc tem colocado sobre as coias boas e as más daí do Egito.
    Claro, que como você ama tanto esta terra, gostaria de vê-la melhor, mais modernizada e civilizada.
    É o mesmo que falo em meus comentários lá no blog, pois adoraria ver o Brasil melhorar em muitas coisas que, parecem não ter solução.
    Quanto às pessoas que interpretam mal nossas palavras, fazer o quê, né!
    “Os cães ladram e a caravana passa”.
    Não dá para agradar a todos mesmo!
    beijos e continue sua “saga” egípcia que todos estão adorando.

  12. 12 joaoccc 24 de junho de 2008 às 22:59

    Cara Barbara,

    Obrigado pelos seus comentarios no meu blog. Sou o marido da Denise, e infelizmente nao tenho a mesma disposicao para postar tanto quanto ela…. Mas sempre que da eu coloco um postzinho!!

    Eu ja estive no Egito duas vezes. Minha melhor amiga da pos-graduacao e Egipcia. Tive a oportunidade de conhecer algumas coisas que o turista normal nao conhece.

    Eu ia escrever outras coisas aqui, mas fiquei meio revoltado com o ataque daquela pessoa ao seu blog. Infelizmente ela nao tem um “link”, o que torna impossivel responder o ataque gratuito dela. Achei meio covarde.

    Eu vivo na Inglaterra ha tres anos e tem varias coisas que ODEIO aqui. Tem muitas outras que gosto, claro. Mas viver em outro pais e exatamente se adaptar, se acostumar, apreciar a diferenca. Eu acho que voce faz isso muito bem – a Denise vira e mexe me mostra seus posts e a gente rola de rir!

    As dificuldades que a gente encontra em se adaptar acontecem simplesmente porque nosso referencial e outro – voce esta acostumada com a comida brasileira portanto e natural que nao goste de todos os restaurantes dai logo de cara.

    Mas o seu processo de adaptacao – pelo menos como voce retrata no seu blog – voce encara de bom humor e de boa vontade, e por isso mesmo tenho certeza que vai dar certo.

    Muito diferente do processo de adaptacao da infeliz egipcia que escreveu aqui. Pois se o nome do jogo for comparar o que tem de pior nos dois paises, ai sim e que essa discussao nao vai terminar nunca!!!

    Um beijo para voce – e desculpe o comentario tao longo….

    Joao

  13. 13 Priscila e Meninas 25 de junho de 2008 às 0:44

    nossa hoje vim aqui e li todos os posts q nao tinha lido….adoro vir aqui….bjks

  14. 14 Lai 25 de junho de 2008 às 12:03

    Realmente não dá para agradar a gregos e troianos, mas em vez de agredir tente expor o seu ponto de vista coerentemente. O mundo já tem briga demais e isso não leva a nada. Todo lugar no mundo tem coisas boas e más. O ser humano é único, por isso cada um tem o seu ponto de vista. Respeite-a para ser respeitado.

  15. 15 Juliana 25 de junho de 2008 às 13:01

    Tomar banho é frescurite?

  16. 16 Irís 25 de junho de 2008 às 23:27

    Assalamu Alaikum irmã,

    a Ebtehel se deixou pela paixão de quem ama seu país, e não soube se pronunciar, e mostrar como uma irmã. Quando falam do Brasil, também nos incomodamos, mas ela e cada um de nós sabemos as qualidades e os defeitos do país de origem, e não precisamos atacar a tds que falam do nosso país e do nosso povo.
    Meu “MARIDEX” mora no Egito há mais de 10 anos, e ele sempre fala da sujeira de lá, mas em contrapartida, fala da maravilha que é a segurança do Egito.
    Então porque não pedir desculpas e começar de novo, e ficar bem entre suas irmãs Ebtehel? O Blog não é meu, mas sei q a Bárbara te dirá, entre, sinta-se em casa, seja muito bem vinda!

    Fiquem todos com Allah!

    Bjs.

  17. 17 barbrinha 26 de junho de 2008 às 11:22

    Eu, Myla e Denise,

    Acho que se juntarmos tudo teremos uma otima resposta para isso….

    Beijos

    Fernanda,

    Ja falo……ja anotei…….xa comigo…..

    Beijos

    Ebtehel,

    O post acima foi feito especialmente para voce….

    So mais umas coisinhas….

    Me indique alguns restaurantes e saloes de beleza que voce considera bons, por favor?????

    Linda, nao eh precisao gastar preciosas libras com produtos de limpeza, agua e sabao limpa tudo, vai por mim……ja dizia a vovo…..mas o que precisa eh ter forca de vontade, ai sim nao tem dinheiro que compre…..

    Ate agora nao achei a foto que vc disse ter visto da minha casa, estranho….

    Beijos querida e seja bem-vinda….

    Eu,

    Muito obrigada pelo apoio, vc conhece bem aqui, fico muito feliz…..

    Beijos

    Beth Q,

    Eh isso ai, falou e disse…hehehheh

    Beijos

    Joao,

    Seja bem-vindo, e muito obrigada pelas suas palavras…..ainda existe luz nesse mundo….

    Beijos

    Lai,

    Thankssssss ta melhor linda?

    Beijos

    Juliana,

    kkkkkkkkkkkkkkk…..ri o dia tod com seu comentario….kkkkkkk

    Beijos

    Iris,

    Eu entendo que eh dificil alguem falar mal do nosso pais, e fica bem pior quando estamos longe dele, mas ficaria mais bonito da parte dela se ela tambem comentasse nos posts que falo coisas boas daqui, coisa que ela nao fez, e para mim ela perde a razao por isso.

    Ela sera sempre bem-vinda aqui.

    Muito obrigada linda

    Beijos e fiquem com Deus


Comments are currently closed.



junho 2008
D S T Q Q S S
« maio   jul »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Mudamos!

Pessoal, o site mudou para casa própria, mas tá tudo lá! É só substituir aí nos seus favoritos o www.barbrinha.wordpress.com por www.barbarasaleh.com!

Os comentários aqui estão fechados, mas o bate-papo continua lá na casa nova. Não deixe de me visitar e participar!

Te vejo lá! Beijos e fiquem com Deus.


